A Elastografia Hepática é um procedimento que utiliza o ultrassom para medir a elasticidade do fígado. O exame é indolor, confortável e seguro para o paciente. Seu resultado é altamente eficaz, o que contribui para um diagnóstico mais assertivo
Doenças hepáticas são silenciosas e mais comuns do que você pode imaginar. Algumas podem provocar fibrose/cirrose e aumentar a rigidez do órgão. Quando isto acontece, células são destruídas ou deixam de funcionar corretamente. Isso contribui para a formação de cicatrizes, fibroses e nódulos no fígado, comprometendo todo o seu funcionamento.
As causas mais comuns da cirrose são:
A Elastografia Hepática tem o objetivo de medir o grau de rigidez do fígado. O exame auxilia a equipe médica na avaliação do estadiamento das doenças do fígado, em especial a fibrose hepática. Sua realização pode acontecer tanto no diagnóstico inicial quanto no acompanhamento periódico da evolução de outras condições.
Esse ultrassom elimina em até 80% a necessidade de uma biópsia, procedimento invasivo que traz sempre desconforto para o paciente. O processo consiste na retirada de uma amostra de tecido do fígado, posteriormente encaminhado para avaliação em laboratório.
A execução da elastografia hepática é muito semelhante a de um ultrassom comum.
É solicitado um jejum de no mínimo quatro horas antes do horário agendado;
A partir disso, o médico radiologista utiliza o transdutor, um aparelho bem pequeno sobre o abdome, para captar as imagens do fígado através de ondas sonoras e em tempo real. Todo o procedimento gira em torno de 15 minutos. É totalmente indolor, sem a necessidade de anestesia e altamente eficaz no resultado.
De forma geral, o ultrassom é indicado para todas as ocasiões em que exista a suspeita ou que o paciente já desenvolveu doenças do fígado. A Elastografia Hepática é indicada quando há necessidade por parte da equipe médica de avaliar o grau de fibrose, ou seja, quantificar o nível de rigidez do órgão ou identificar outros problemas que o afetam.
Reforçamos que o exame é uma alternativa indolor, confortável, segura, rápida e assertiva. Elimina, na maioria das vezes, a necessidade de realização de uma biópsia. O procedimento pode ser feito para diagnóstico inicial ou para acompanhamento da evolução de diversas doenças do fígado.
A CEDDI – Centro de Diagnóstico é uma empresa localizada em Ariquemes, estado de Rondônia, iniciando suas atividades em dezembro de 2008, trabalhando em parceria com toda a classe médica e a população do município e região.
Insira seu email para receber nossas novidades.